Imposto de Renda 2019: Confira dicas sobre o preenchimento do demonstrativo da atividade rural

O resultado da exploração da atividade rural será apurado mediante escrituração, manual ou eletrônica, do Livro Caixa, abrangendo as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade rural do declarante.

O Livro Caixa independe de registro ou autenticação em qualquer órgão.

Contudo, a escrituração do Livro Caixa deve ser baseada em documentos hábeis e idôneos que comprovem tanto as receitas quanto as despesas de custeio, os investimentos e os demais valores que integram a atividade rural do declarante e não conterá intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, raspaduras ou emendas.

Anualmente, a Receita Federal do Brasil disponibiliza um programa para facilitar a escrituração do Livro Caixa da Atividade Rural. O programa oferece as seguintes vantagens ao contribuinte: escrituração eletrônica do livro Caixa;  impressão do Livro Caixa com termos de abertura e de encerramento; totalização das receitas e despesas mensais; ajuda completa sobre a atividade rural;  gravação de dados para serem importados pela Declaração de Ajuste Anual do IRPF.

O  programa Livro Caixa da Atividade Rural pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil na Internet, no endereço http://rfb.gov.br

As dicas são do professor Deypson Gonçalves Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Link Original: http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2019-03/imposto-de-renda-2019-confira-dicas-sobre-o-preenchimento-do-demonstrativo-da?fbclid=IwAR3AZt4dd_A_nvisDT5yVHCbNqPhzfssDyG_AMNQ8xzCiV5ASMRUvYGm4IM

Deixe um comentário