Revisão benefícios do INSS: cartas começam a ser enviadas em Setembro/16

Desde o primeiro dia de setembro, os beneficiários do INSS com auxílio-doença ou aposentados por invalidez, com menos de 60 anos, começaram a ser convocados por carta registrada para a perícia médica. A partir do momento em que receber este documento, a pessoa terá cinco dias úteis para agendar a perícia pela central de atendimento do INSS, no telefone 135.
Nos casos em que o segurado não seja encontrado pelos Correios, haverá uma convocação por edital, em jornal de grande circulação. Se mesmo assim ele não se apresentar, o benefício será suspenso. Quem receber a carta e não marcar a perícia também não receberá mais o dinheiro, que só poderá voltar a ser pago após agendamento de nova perícia. Inicialmente o governo irá convocar até 75 mil pessoas. Estas primeiras cartas são para beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial.
Ao todo, o pente-fino do INSS vai convocar 530 mil beneficiários com auxílio-doença e outros 1,1 milhão de aposentados por invalidez com menos de 60 anos. O agendamento e a convocação das revisões obedecerão a critérios, como a idade do segurado – da menor para a maior –, e o tempo de manutenção do benefício – do maior para o menor. Assim, serão chamados primeiro os segurados mais jovens e que recebem o benefício há mais tempo.
Mudanças de endereço de beneficiários devem ser comunicadas junto ao INSS, atualizar o cadastro é essencial. Isso pode ser feito pela central de atendimento 135 ou pela internet, no site do INNS. A instituição espera economizar R$ 126 milhões por mês com a reversão entre 15% e 20% dos benefícios de auxílio-doença.
Trata-se de um procedimento previsto na Medida Provisória nº 739, de 07/2016 e da Resolução n° 546, de 08/2016.
Autora: Equipe ASTEYA
Edição: João Souza

Fonte Agência EBC: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-08/melhora-na-oferta-de-imoveis-novos-em-sao-paulo-dobra-vendas-em-dois-meses

Deixe um comentário